quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PROJETOS EDUCACIONAIS DO COLÉGIO ALICE



IDENTIFICAÇÃO                                 

Projeto: HALLOWEEN
Data da realização: 12 – 11 – 2010
Público alvo: Alunos, familiares e funcionários do Colégio Alice.
Facilitadores: Professora Alessandra, Professora Tatiane, Professora Ana Paula, Professora Érica, Professora Maria das Graças, Professora Beatriz, Professora Larissa, Professora Lúcia, Professora Mágna, Professor Divino e Professora Ana Lúcia.
Coordenação: Professora Alessandra

JUSTIFICATIVA
Pensamos em desenvolver um projeto onde o aluno possa manifestar suas habilidades e participar de forma ativa e significativa.
Sabemos que a qualquer manifestação cultural ensina e promove a socialização, uma vez  utilizada como processo de ensino e aprendizagem. Amplia a capacidade de expressar opiniões pois utiliza a língua como instrumento de comunicação.
Por isso os alunos do Ensino Fundamental e Médio participarão do PROJETO HALLOWEEN, onde cada turma apresenta show com música, dança, show de magias, desfile de fantasias e brincadeiras relacionadas ao tema, além da pesquisa que cada grupo fará sobre a origem do Halloween.

OBJETIVOS
Contextualizar a língua Inglesa usada na sociedade através da música internacional, dança e outra manifestação cultural no ambiente escolar;
Desenvolver as habilidades de listening (audição) e speaking (pronúncia);
Incentivar a aprender o idioma presente no dia-a-dia;
Promover a socialização;
Ampliar a capacidade de expressar oralmente, observando a pronúncia correta das palavras.
Expressar suas habilidades artísticas no desenho, pintura e decoração.
CRONOGRAMA
Date:  November 12th, 2010.
Time:  at 4:00 p.m.
PLACE: Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves

METODOLOGIA:
Os alunos pesquisarão na internet e em livros a origem do Halloween.
Os alunos dos 6ºs, 7ºs, 8ºs, 9ºs e Ensino Médio farão a decoração da escola com cartazes, balões, enfeites, bonecos e outros acessórios de acordo com o tema. Lembrando que prevalecem as cores laranja, preto e roxo.
Serão montados grupos que participarão do festival de música, dança, mágica, Jogral, desfile de fantasias e outras brincadeiras.


RECURSOS
Para a confecção dos cartazes usaremos cartolinas, figuras de bruxas, abóboras, fantasmas, aranhas, esqueletos etc.
Cada turma terá uma aula no laboratório de informática para pesquisar na internet a origem do Halloween.
Para a escolha da música para cantar e dançar os alunos farão pesquisa na internet, ouvirão  CDs e assistirão DVDs.
Usar balões laranja, preto e roxo para decorar, assim como abóboras, aranhas etc.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado pelo trabalho final com nota no 4º bimestre. Será atribuído valores na exposição da pesquisa sobre Halloween, decoração da escola, participação do grupo em qualquer uma das modalidades de apresentações. 


























terça-feira, 16 de novembro de 2010

HISTÓRICO DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA ALICE PEREIRA ALVES



HISTÓRICO
O Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves é a maior escola Pública vinculada a Subsecretaria Regional de Educação de Mineiros. Sua construção teve inicio em 1995 e foi concluída em 1996 face a necessidade de atender a crescente demanda da comunidade. Este colégio leva o nome da valorosa educadora Alice Pereira Alves, a qual durante toda sua vida foi uma educadora que prazerosamente compartilhava o dom de viver com todos.
Era uma entusiasta pela educação, trabalhou por muitos anos na Escola Estadual Castelo Branco, escola esta da primeira fase do Ensino Fundamental e em sua homenagem o nosso Colégio da continuidade aos seus sonhos de uma educação plena e transformadora. Foi planejada para receber educandos, da segunda fase do Ensino fundamental e Ensino Médio, funcionando nos três turnos. Iniciando suas atividades em 22 de abril de 1996. Atualmente o Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves possui um Projeto Político Pedagógico Administrativo, elaborado pelos professores, coordenadores,funcionários administrativos, pais e alunos, dos três turnos, conta com um quadro profissional excelente 65 professores, possui 3 mestrado, 30 pós graduado,28 graduados em pedagogia e áreas especificas, e 4 em término de graduação em área especifica. O corpo discente do Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves registra atualmente 1379 assim distribuídos
Turno : Matutino ; 459
Turno : Vespertino ;406
Turno : Noturno ; 514
Total: 1379 alunos
FILOSOFIA
O Colégio Estadual professora Alice Pereira Alves iniciou seus trabalhos educacionais na manhã de 22 de abril de 1996.Manhã de sol radiante.Foi um momento representativo da Educação em Mineiros-GO,ao inaugurar um Colégio que mais adiante transformara-se numa referencia de ensino para a região.Na organização interna do Colégio Alice ficou definido quanto ao lema, naquela época o titulo: “Educar com Amor”, inserido num livro aberto ao alto, enquanto embaixo o símbolo Olímpico representado a harmonia entre “ Mente Sana e Corpore Sano”, como meta final do processo educativo deste colégio consagrando-se campeão em diversas modalidades esportes e culturas, destacando-se o Handebol, Ping Pong, Vôlei e Futsal e viabilizando à Universidade o ingresso de dezenas de estudantes.Sem dúvida , um sucesso espetacular.
Em 2001, devido a reforma do prédio e as aquisições dos laboratórios ,aproveitou-se do momento para repensar a práxis pedagogia dessa instituição de ensino.Assim nasceu a idéia de substituir o antigo logotipo por outro que simbolizasse as novas perspectivas de educação para o século vindouro. Por isso ser a logomarca do Colégio Alice a escultura de Rodin intitulada “O PENSADOR”,circundando pela expressão de origens na Lingua Latina.René´François-Auguste Rodin, celebre escultor francês nasceu em 12 de novembro de 1840 em Paris, revolucionou as Artes devido ao seu caráter ao expressar agressividade e sugestões de suas obras. Auguste Rodin quis representar as angustias da alma humana na passagem para outro mundo e assim nasceu “O PENSADOR”.A figura nua de um homem em estado de refexão perene diante do que possa ser a existência humana.É uma obra prima da escultura com elevado poder de sugestão, que provoca aos olhos do observador uma sensação enigmática de dúvida (como principio de verdade) e a esperança no olhar infinito(enquanto uma possibilidade a mais). Quanto a expressão Educere Per Virtutis, a mesma significa em sua gênese latina;Educar pela ou para a Virtude. Por isso estar os olhos do “O PENSADOR” em direção as virtudes, a Educação carregamos sob os ombros, pois a mesma está dentro de cada um de nós.
É isso ai, o Colégio Alice, propõe a toda comunidade de Mineiros essas novas possibilidades de educação plenamente humanista para o próximo milênio.
COLÉGIO ALICE E SEUS DIRETORES
Novembro de1995 a Junho de 1996: Professora Helena Katisuyama Madeira
Junho de 1996 a 31 de dezembro de 1998; Professora Jenete Vilela Souza
Janeiro de 1999 a 2001 Professor José Maria de Souza
Primeira eleição interna no Colégio Alice
2001 a 2003 Professora Gente Vilela Souza
2001 a 2003 Professor Nilton Cesar Guimarães Rezende, Vice Valdereza Rodrigues de Oliveira
2003 a 2005 Professor Marcos Guimarães dos Santos, Vice Tatiane Alves silva
2007 2009 Professora Suzana Maria Eitelwein Vice- Mara de Fátima Martini Wurster sendo reeleitas para o próximo biênio 2009/2011.

sexta-feira, 12 de junho de 2009


Quatro passos da alfabetização digital

por: Daniela Ramos
Cintia Sanchez

Ser alfabetizado, saber ler, escrever e as quatro operações matemáticas, já se sabe há muito tempo, é requisito para a plena inserção do cidadão na sociedade. Mas, na medida em que a sociedade se organiza cada vez mais em torno da internet, criando a "Sociedade da Informação", outra alfabetização além desta é necessária: a alfabetização digital. Assim como não aprendemos automaticamente a escrever quando ganhamos uma caneta ou um lápis, também não aprendemos a usar todas as potencialidades do computador e da internet sem um treinamento adequado.
Quais são as habilidades chaves desta nova alfabetização? A aprendizagem de ferramentas de comunicação digital e a existência de redes para acessar, manipular, criar e avaliar informação, segundo a Comissão Européia para a promoção da alfabetização digital. Ou, como define o educador Celso Niskier: "aprender a colaborar, aprender a usar a informação, aprender a resolver problemas e aprender a aprender".