terça-feira, 16 de novembro de 2010

HISTÓRICO DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA ALICE PEREIRA ALVES



HISTÓRICO
O Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves é a maior escola Pública vinculada a Subsecretaria Regional de Educação de Mineiros. Sua construção teve inicio em 1995 e foi concluída em 1996 face a necessidade de atender a crescente demanda da comunidade. Este colégio leva o nome da valorosa educadora Alice Pereira Alves, a qual durante toda sua vida foi uma educadora que prazerosamente compartilhava o dom de viver com todos.
Era uma entusiasta pela educação, trabalhou por muitos anos na Escola Estadual Castelo Branco, escola esta da primeira fase do Ensino Fundamental e em sua homenagem o nosso Colégio da continuidade aos seus sonhos de uma educação plena e transformadora. Foi planejada para receber educandos, da segunda fase do Ensino fundamental e Ensino Médio, funcionando nos três turnos. Iniciando suas atividades em 22 de abril de 1996. Atualmente o Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves possui um Projeto Político Pedagógico Administrativo, elaborado pelos professores, coordenadores,funcionários administrativos, pais e alunos, dos três turnos, conta com um quadro profissional excelente 65 professores, possui 3 mestrado, 30 pós graduado,28 graduados em pedagogia e áreas especificas, e 4 em término de graduação em área especifica. O corpo discente do Colégio Estadual Professora Alice Pereira Alves registra atualmente 1379 assim distribuídos
Turno : Matutino ; 459
Turno : Vespertino ;406
Turno : Noturno ; 514
Total: 1379 alunos
FILOSOFIA
O Colégio Estadual professora Alice Pereira Alves iniciou seus trabalhos educacionais na manhã de 22 de abril de 1996.Manhã de sol radiante.Foi um momento representativo da Educação em Mineiros-GO,ao inaugurar um Colégio que mais adiante transformara-se numa referencia de ensino para a região.Na organização interna do Colégio Alice ficou definido quanto ao lema, naquela época o titulo: “Educar com Amor”, inserido num livro aberto ao alto, enquanto embaixo o símbolo Olímpico representado a harmonia entre “ Mente Sana e Corpore Sano”, como meta final do processo educativo deste colégio consagrando-se campeão em diversas modalidades esportes e culturas, destacando-se o Handebol, Ping Pong, Vôlei e Futsal e viabilizando à Universidade o ingresso de dezenas de estudantes.Sem dúvida , um sucesso espetacular.
Em 2001, devido a reforma do prédio e as aquisições dos laboratórios ,aproveitou-se do momento para repensar a práxis pedagogia dessa instituição de ensino.Assim nasceu a idéia de substituir o antigo logotipo por outro que simbolizasse as novas perspectivas de educação para o século vindouro. Por isso ser a logomarca do Colégio Alice a escultura de Rodin intitulada “O PENSADOR”,circundando pela expressão de origens na Lingua Latina.René´François-Auguste Rodin, celebre escultor francês nasceu em 12 de novembro de 1840 em Paris, revolucionou as Artes devido ao seu caráter ao expressar agressividade e sugestões de suas obras. Auguste Rodin quis representar as angustias da alma humana na passagem para outro mundo e assim nasceu “O PENSADOR”.A figura nua de um homem em estado de refexão perene diante do que possa ser a existência humana.É uma obra prima da escultura com elevado poder de sugestão, que provoca aos olhos do observador uma sensação enigmática de dúvida (como principio de verdade) e a esperança no olhar infinito(enquanto uma possibilidade a mais). Quanto a expressão Educere Per Virtutis, a mesma significa em sua gênese latina;Educar pela ou para a Virtude. Por isso estar os olhos do “O PENSADOR” em direção as virtudes, a Educação carregamos sob os ombros, pois a mesma está dentro de cada um de nós.
É isso ai, o Colégio Alice, propõe a toda comunidade de Mineiros essas novas possibilidades de educação plenamente humanista para o próximo milênio.
COLÉGIO ALICE E SEUS DIRETORES
Novembro de1995 a Junho de 1996: Professora Helena Katisuyama Madeira
Junho de 1996 a 31 de dezembro de 1998; Professora Jenete Vilela Souza
Janeiro de 1999 a 2001 Professor José Maria de Souza
Primeira eleição interna no Colégio Alice
2001 a 2003 Professora Gente Vilela Souza
2001 a 2003 Professor Nilton Cesar Guimarães Rezende, Vice Valdereza Rodrigues de Oliveira
2003 a 2005 Professor Marcos Guimarães dos Santos, Vice Tatiane Alves silva
2007 2009 Professora Suzana Maria Eitelwein Vice- Mara de Fátima Martini Wurster sendo reeleitas para o próximo biênio 2009/2011.

sexta-feira, 12 de junho de 2009


Quatro passos da alfabetização digital

por: Daniela Ramos
Cintia Sanchez

Ser alfabetizado, saber ler, escrever e as quatro operações matemáticas, já se sabe há muito tempo, é requisito para a plena inserção do cidadão na sociedade. Mas, na medida em que a sociedade se organiza cada vez mais em torno da internet, criando a "Sociedade da Informação", outra alfabetização além desta é necessária: a alfabetização digital. Assim como não aprendemos automaticamente a escrever quando ganhamos uma caneta ou um lápis, também não aprendemos a usar todas as potencialidades do computador e da internet sem um treinamento adequado.
Quais são as habilidades chaves desta nova alfabetização? A aprendizagem de ferramentas de comunicação digital e a existência de redes para acessar, manipular, criar e avaliar informação, segundo a Comissão Européia para a promoção da alfabetização digital. Ou, como define o educador Celso Niskier: "aprender a colaborar, aprender a usar a informação, aprender a resolver problemas e aprender a aprender".

Nenhum comentário:

Postar um comentário